Próximo
Próximo
Próximo
Próximo
Próximo
Próximo

13 Minutos

Em alemão, Führer significa guia, líder. Deriva do verbo führen, conduzir. Foi o termo usado por Hitler para se autodesignar chefe da Alemanha Nazista. Em 2 de agosto de 1934, o então presidente da Alemanha, Hindenburg, falecera e Hitler assumiria as funções de Presidente e Chanceler, tornando-se o Führer, e requerendo juramento de lealdade por parte de cada membro das Forças Armadas. Aprovada pelo Parlamento, essa fusão foi mais tarde confirmada pela maioria dos cidadãos, a oposição, além de intimidada, era pequena, fraca e desorganizada. Nascia o Regime Nazista.

O novo filme de Oliver Hirschbiegel, da obra prima A Queda! As Últimas Horas de Hitler (2004), retorna ao assunto de sua maior desenvoltura abordando nossa imaginação com a construção de um passado diferente que poderia ter existido senão fossem por, exatos, 13 minutos. Como o 'se' na história não existe, e os heróis nem sempre vencem, o curso da humanidade se sucedeu como relatado.

Antes de Hitler girar, em definitivo, a roda que mudaria para sempre a história da humanidade, um homem, Georg Elser, em 8 de novembro de 1939, tentou matá-lo implantando uma bomba atrás de um púlpito, local em que discursara o líder alemão em Munique. Por acasos do destino, o discurso do Führer, sempre cronometrados e proselitistas, acabaria 13 minutos mais cedo fazendo com que ele deixasse o local antes do planejado e frustrando o plano que poderia ter evitado a Segunda Guerra Mundial.

Épocas turbulentas, desgastes sociais, políticos, financeiros e econômicos oportunizam a escalada de heróis nacionais, os salvadores da pátria. Entre a desesperança e a depressão, os seres humanos possuem o incrível vício em apontar, dentre seus semelhantes, aquele que será aclamado como o paladino do livramento. A partir de uma conjuntura caótica e das expectativas do rebanho, tem-se a atmosfera ideal para a ascensão de regimes totalitários. A Alemanha não ficou incólume, por lá não foi diferente e, por mais que a história faça seu papel esmiuçando o passado, nada no mundo mudou desde então. Assim como Hitler, nós somos o produto de nosso tempo.