Próximo
Próximo
Próximo
Próximo
Próximo
Próximo

A Passageira

A câmera de Salvador del Solar acompanha todos os passos de Magallanes (Darmián Alcázar) em sua rotina como motorista de táxi nas ruas do subúrbio de Lima, Peru. Pelas ruelas de uma cidade quente e caótica, o ritual de Magallanes é fielmente construido através de processos automáticos e repetitivos até que, um certo dia, subitamente adentra seu carro Celina (Magaly Solier), a figura central de um passado sombrio de Magallanes. Com uma dívida que o assombra há quase duas décadas ele buscará redenção arquitetando um temerário plano afim de prestar suas devidas contas com Celina.

Salvador del Solar explora a pobreza do entorno de Lima salientando as mazelas características das numerosas ocupações populacionais que vivem a margem dos grandes centros da América Latina. O contraste ético-social da classe abastada e suas ramificações e a maioria que teima em sobreviver é colocada em xeque quando a categoria menos favorecida nega seu discurso humilde e obediente com o intuito de vislumbrar, a curto prazo, uma brusca mudança na fortuna de suas vidas.

A fortuna, do ponto de vista da obra prima de Nicolau Maquiavel, O Príncipe, diz respeito as circunstâncias, a sorte individual, são as oportunidades geradas pelo acaso. Já a virtú, palavra que muitas vezes é traduzida erroneamente como virtude, é a capacidade de agir no tempo exato, nem antes e nem depois, beneficiando-se da fortuna que lhe é oferecida.

 

Magallanes vê em Celina a fortuna clara de reparar seus erros retroagindo em favor da vítima, porém aprenderá da pior maneira que nem tudo que é feito no presente afeta o passado por redenção, em alguns casos, o ressentido carrega sua dor como sua essência. O homem é o resultado dos traumas vividos e isso é intransferível e individual. Cada experiência gera uma cicatriz simétrica e é nessa relação de paridade que as lembranças e suas respectivas ações serão direcionadas de acordo com o trauma vivenciado.

Todos temos assuntos pendentes e situações extremas exigem medidas de igual teor.

por Elmar Ernani